Para os iniciantes da aviação
Descrevo aqui, de forma resumida, os passos que o iniciante da aviação deve dar para alcançar o primeiro o objetivo na carreira, o certificado de Piloto Privado - PP.
O elemento responsável pela aviação civil no Brasil é a Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC - nada mais justo do que dizer-lhes que as informações aqui contidas foram retiradas do site oficial da agência:
Para se tornar um Piloto Privado é necessario o CCF - Certificado de Capacitação Física, ter sido aprovado na prova teórica da ANAC e ter completado 35 horas de vôo (no mínimo) em instrução.
Entretanto, não é obrigatório cumprir aulas teóricas em aeroclubes ou escolas de aviação para fazer a prova (ou banca como pode ser chamada), qualquer pessoa acima de 16 anos pode solicitar a prova a qualquer momento. (OBS: essa regra se dirige somente ao PP). As pessoas que querem ser PP têm que ter Ensino Fundamental completo, e as que optam por não fazer o curso teórico homologado devem cumprir 40 horas de vôo (no mínimo) em instrução.
A inscrição para a prova teórica da ANAC poderá ser realizada em Unidades Regionais da ANAC, no EAC-CT ou nos Postos da ANAC.
Para a inscrição você deverá levar:
1- Identidade ou outro documento para indentificação (foto recente).
2- CPF.
3- Foto 3x4 colorida com fundo claro (recente).
4- Comprovante de pagamento da GRU.
(OBS.: o valor total a ser pago é de R$250,00 - R$50,00 por matéria num total de 5 matérias: regulamentos, meteorologia, navegação, teoria de vôo e conhecimentos técnicos).
A inscrição deve ser feita em 5 dias úteis (ou mais) após o pagamento da GRU, esse é o tempo que o sistema leva para receber a comprovação do pagamento. O agendamento da prova será feita no dia da inscrição, o aluno deve escolher a data e horário para a realização da prova. A prova teórica é feita no computador (banca online), nela o aluno terá disponível um computador que, aleatóriamente, escolherá 10 questões de cada matéria. O aluno obterá êxito se acertar ao menos 14 questões em cada matéria, caso acerte menos o aluno deverá fazer a 2ª época da matéria, ou seja, terá que refazê-la em um prazo não inferior a 15 dias, pagando novamente a taxa de R$50,00 por matéria.
(OBS.: o limite para a 2ª época é de 2 matérias, o aluno que não for aprovado em 3 ou mais será automaticamente reprovado no exame e terá que realizar todo o processo do início, desde a inscrição).
Para retirar o CCF recomendo procurar o aeroclube ou escola de aviação mais próxima, lá eles poderão informar quais médicos na sua região têm autorização para fazer consultas como exige a ANAC. As horas de vôo serão acompanhadas por um INVA (instrutor). Antes de cada vôo, o instrutor e o aluno realizam o Briefing, onde cada manobra e procedimento será descrito. Após o vôo, realiza-se o Debriefing, onde instrutor e aluno comentam o vôo. As horas iniciais, são realizadas próximas ao aerodromo de partida/destino, onde o aluno aprende manobras básicas: curvas de pequena, média e grande inclinação; CAP (coordenação atitude-potência; glissada frontal e lateral; stall com motor e sem motor; entre outras. Após esta fase, o aluno está pronto para fazer o vôo solo (o aluno decola, faz o circuito de tráfego e pousa sem a presença do instrutor em vôo). E finalmente a etapa da da navegação, onde o instrutor e o aluno planejam rotas para outros aeroportos. Vale ressaltar que para realizar qualquer vôo em instrução o CCF é indispensável. Cumprindo todas as aulas o aluno pode fazer o requerimento do vôo de cheque, em que um representante da ANAC observa o vôo e avalia se o aluno está apto a se tornar um PP.
Para informações mais específicas sobre a banca vide o compêndio de instruções para candidatos:
https://www.anac.gov.br/compendio/CompendioPiloto.pdf
Espero que isso tenha ajudado os iniciantes como eu e como todos(as) um dia ja foram.